domingo, maio 18, 2008

XXIX ENEE 2008 - Ericeira

Pois é caros Tunos, Tunas, acompanhantes e todos aqueles que se cruzarem com a TAESEAH nesta odisseia que está prestes a começar.. Mais um ano que passou, e a TAESEAH volta a marcar presença nesse grande encontro, onde segundo alguem, 'Tudo Pode Acontecer...'
Já é grande a azáfama e os preparativos estão ao rubro.. Ensaios, dores de cabeça, e malas para fazer.. Venho então deixar aqui o contributo para que, ao arrumarem a vossa tralha, os itens mais importantes não fiquem para trás.. então vejamos:


Primeiro que tudo não esquecer o cartão TAESEAH Miles.. se estiverem perdidos, ávidos de contacto humano, ou apenas kiserem confraternizar,(o ENEE é o sitio ideal), este cartão pode salvar-vos a vida (obrigado a todos os tunos e tunas que já angariaram milhas em encontros anteriores).


A bela da tenda.. seja de uma, duas, três ou mais pessoas.. seja dos chieneNses ou da baaaase (que custou uns bons dólas) e que sirvam para vos albergar, os vossos pertences, os instrumentos da tuna e quem sabe, algum sem abrigo que se encontre pelo parque de campismo da Ericeira...


O vosso saco cama.. nunca se sabe o frio que vai (ou não) fazer.. e se o saco cama não aquecer o suficiente, não hesitem em pedir a colaboração de um elemento da tuna (ou não..(milhas pro cartão..)) para ajudarem a resolver o assunto.. (vivam os 'objectos de aquecimento?!)


O tão famoso BENGAY, porque depois dos primeiros dias a dormir no chão duro, e das prováveis aventuras que vão acontecer, as dores musculares vão acabar por aparecer...


A embalagem de café MAXWELL, que nos ajudará na cura da ressaca, e nos despertará para aquelas (tão interessantes?!) conferências a que queremos ir para aprendermos muitas coisinhas inovadoras(ou será só para recebermos um bocado de papel, a dizer que estivemos mesmo la?) 9 dólaS? será que lá fazem descontos para quantidade?



Para todos os caloiros, o tão conhecido Colete reflector, que, diga-se de passagem, é bem mais eficaz do que qualquer GPS ( é impossível passar despercebido sem esta PO##%&&##!) e que serve também para estragar todas as fotos, visto que não se fica a ver um pirete!.. como a TAESEAH procura sempre a inovação, ficam aqui os modelos, quer feminino, quer masculino do mesmo...


Novamente na vanguarda, a TAESEAH decidiu equipar os aparelhos sanitários de um colete reflector, de modo a que, em caso de aflição (uma vontade imensa de arrear o calhau, de afogar o mantorras (todos esses queridos nomes que damos ao acto de CAGAR) ou para casos extremos em que algum tuno coma um gelado estragado (ou lapas fora do prazo?!) tenha vontade de verter os seus fluídos estomacais... (se alguem quiser baptizar este acessório, a TAESEAH agradece...) fica a proposta do 'S.F -> Sanita Founder!

E,por fim, e, sem dúvida, os elementos mais importantes desta nossa Odisseia..


A cerveja, que este ano será TAGUS (será que os ELES terão direito a actuação no main stage com o seu winter hit, 'Hino à Verdade'?) (ou pelo menos umas 'bejecas' à pala?)

E ainda a famosa Vinhaça.. Rica Pinga.. é barato... e é esta a principal característica de um BOM vinho!!!


Um abraço a todos.. e que a Odisseia comece....

quinta-feira, maio 15, 2008

Reflexão Pessoal

Este é o momento de reflexão necessário antes de mais um National Tour (como diziam os antigos) ou, simplesmente, a ida a Portugal Continental, ao Enee, enfim... aquilo para qual trabalhamos todo(s) o(s) ano(s) com muito empenho e espírito de sacrifício.

A temporada da Tuna, como eu gosto de dizer, é dividida em fases, diferentes entre si, consoante o que pretende fazer... Os primeiros meses são de inovação musical, tentando-se criar algo mais de novo, diferente, belo... enfim, algo TAESEAH! Depois, temos o nosso Olé Tunas, com toda a responsabilidade que daí advém. O Povo Açoreano é conhecido por receber bem os seus convidados e, a Tuna também deve ser assim!

Ainda há tempo para os jantares de Tuna e para o nosso Tuna Camp, o momento oportuno de convívio e fortalecimento dos laços que devem unir o grupo... Como também prezo em dizer, não é preciso serem todos "amigos do peito" uns dos outros.... basta que se respeitem e contribuam de forma positiva para o crescimento da Tuna enquanto Grupo.

A Tuna é isso mesmo: a união do Grupo em torno de vários objectivos comuns!

Lembro-me da primeira vez que a Tuna foi a Portugal Continental... Maio de 2001 (já lá vão uns anos... O Dutra era Caloiro (!?). Nesse ano, a TAESEAH criou um objectivo, planeou-o e tentou executá-lo da melhor forma... Resultado: estivemos no ENEE pela primeira vez e fizemos uma actuação honesta mas, muito personalizada. Para sempre, hei-de lembrar aquele público que, durante a nossa actuação, não cansou de gritar bem alto "AÇORES! AÇORES!" (com excepção de uma pequena minoria que chamavam pelo nome do Estevão...lol!). Foi a primeira vez que tivemos um público assim... Felizmente, não foi a última!

Mas, este objectivo que a TAESEAH deliniou foi o início de muitas coisas boas...

- As digressões pelas Ilhas Açoreanas, que começaram no ano seguinte;
- A continuidade da presença da TAESEAH no ENEE, tendo inclusivamente já conquistado o Prémio de Melhor Tuna de Enfermagem;
- A presença em programas da RTP (como diria o Estevão, afinal tivemos tempo...)
- A participação em Encontros e Festivais de Tunas, por esse país fora...

Outro momento fundamental da vida da TAESEAH ocorreu em 2004... A nossa actuação no VI Apocaliscspiano é considerada como provavelmente, a melhor de sempre! Porquê? Não sei... acho apenas que foi perfeita! O Espírito estava lá em força... E, com o acréscimo de ter sido a primeira actuação em Lisboa, num Magnífico Encontro de Tunas organizado pela grande Magna Tuna Apocaliscspiana!

Desde então que todos os anos rezamos que as datas coincidam, para que o regresso àquele Encontro de Tunas ocorra uma vez mais. (MTA - O Convite para virem à Ilha Terceira está mantido até a Vossa Tuna nos honrar com a vossa presença em Terras Açoreanas!) Além do mais, foi nesse Encontro que conhecemos muitas Tunas de Lisboa que, posteriormente nos honraram com a sua presença no nosso Olé Tunas...~

Quanto ao nosso Olé Tunas... Ainda me lembro da cara que a "Minha Presidente" Sónia Garcia fez quando lhe contei qual era a minha ideia....
- Tu és maluco! - dizia ela.
No entanto, com muito trabalho, sacrifício e entreajuda de todos, o Olé Tunas nasceu (Xana, a menina que leu o texto de abertura...) e cresceu... A edição deste ano foi considerada a melhor de sempre e, o desafio para o próximo ano é imenso! Mas, como sempre, a TAESEAH aqui estará para dar o melhor de si!
Agora, que estamos perante um dos momentos altos da nossa temporada, a reflexão que todos nós devemos fazer é:
Será que atingi os objectivos a que me propús?
Afinal, todos nós estamos neste projecto porque gostamos dele. Também queremos que o grupo seja unido e assim continue. Daí que, a responsabilização de cada um seja importante! Ao reflectirmos sobre isto, mais facilmente cada um de nós poderá encontrar as melhores estratégias para alterar e/ou melhorar os aspectos menos positivos de cada um de nós. Deve ser assim individualmente, em grupo, enfim... na nossa vida toda!
E é esta capacidade de criar objectivos mensuráveis, planear estratégias adequadas, mobilizar os recursos necessiários, adaptar os recursos existentes ou mesmo, inventar recursos...(lembro-me claramente do Bungalow e das custaneiras...) e, no fim, ser capaz de avaliar a nossa prestação de forma a melhorar no momento seguinte... Enfim, é tudo isto que temos a oportunidade de desenvolver aqui no grupo TAESEAH! (Qualquer dia, a Direcção da Tuna ainda vai dar umas aulas na Escola de Enfermagem, sobre planeamento, execução e avaliação de eventos...quem sabe?)
Esta é apenas uma pequena contribuição minha, Tunossauro (ou lá o que isso é!) para aquele momento sempre importante de reflexão do grupo TAESEAH e, de cada um de nós individualmente. Certamente que a Tuna sairá mais forte desta reflexão.
E pronto, já são 5 da manhã aqui em Lisboa... faltam 10 dias para o ENEE.. O National Tour 2008 vem já aí!


Bem vindos a bordo de mais uma Odisseia!

Espero por vós!
Pó C...

terça-feira, maio 06, 2008

Tuna Camp 2 - As Quedas (Outra vez arroz!!!)


O PROGRAMA QUE SE SEGUE É PATROCINADO POR:


O Tuna Camp 2 já lá vai mas ainda nos falta trazer aqui os melhores momentos de alguém que sempre esteve ligada à instabilidade da Tectónica de Placas e às invasões de Toupeiras...
Pois... já sei... é uma cena já estudada, testada e até cabulada... O que é certo é que a nossa Tralhona manteve a sua estatistica em alta e conseguiu até ter um sem número de comportamentos de risco que, na sua grande maioria, evoluíram para as já habituais alterações do equilíbrio e consequentes quedas...
Aqui ficam as melhores imagens da nossa Magister:

... E tal, eu fui Escuteira em Minde e também montei tendas...


Ah! Enganei-vos... Não Caí! Estava só aqui a ver o Ilhós da tenda...


- A minha mãe sempre me disse para apertar os atacadores...


(Reparem só no pormenor: cair sim mas, desperdiçar cerveja? Nunca!)


- Nunca tinha feito Karaoke Tipo Tartaruga... Com uma cadeira às costas!!!


- Epá... Fiquei tonta! Deve ter sido das lapas!!!


- Raios partam as lapas!

- E tu não me disseste que as Lapas tinham efeitos secundários?


Mas a Tralhona nunca desiste de experimentar novas cenas...



E pronto... Finalmente uma posição em que ela ficará segura...
Até que enfim (ou talvez não...)

Hasta!

Reflexão sobre o Mata Velhos...

Mata-velhos - "Neologismo" para designar um novo veículo de dois lugares, com formato de automóvel, mas pertencente à classe das motorizadas. (in Dicionário de Não sei o Kê - Internet, 2008)

Segue-se uma reflexão que encontrei na Web sobre o fenómeno dos motociclos com cara de automóveis:


"Está generalizado um meio de transporte alternativo na população idosa do país. Estou a falar do AIXAM da PIAGGIO: veículo de 4 rodas com cinlindrada inferior a 50cc, para o qual, a lei não exige que o condutor possua carta de condução (basta a licença camarária de condução de velocípedes).
Para os idosos que não conseguem tirar a carta de condução, que não sabem conduzir um carro a sério, que não imaginam que existe o código da estrada e desconhecem que às vezes os carros aleijam, este é o veículo indicado. Depois da APE 50, este é sem dúvida o sonho de qualquer reformado.
Na minha terra apelidamos, carinhosamente, os AIXAM de: "mata-velhos", "papa-reformas" ou "taca-taca." Os dois primeiros apelidos são óbvios, o último advém do barulho característico que o motor faz, que é mais ao menos isto (leiam muito rápido):

taca-taca-taca-taca-taca-taca-taca-taca-taca-taca...

Amiúde, me cruzo com estes veículos que vão, quase sempre, a baixa velocidade e pelo meio da estrada, velho ao volante, velha a pendura.
Mas, há dias vi indivíduo da 3ª idade num AIXAM que me surpreendeu pela rebeldia, ia (sem exageros) a uns 65 kmh!! Além da velocidade alucinante, o homem passou um cruzamento sem parar no STOP e sem um cheirinho de travão sequer! É aposta, pensei. Ganda maluco do velho!! Uma adolescência tardia!!" - in http://homemmau.blogspot.com

Como, por vezes, nos deparamos com este tipo de motociclo "mascarado" de automóvel, torna-se necessária a identificação correcta de todas as características fundamentais deste meio de transporte (?). Assim, aqui fica um pequeno vídeo que nos ilucida sobre a atitude correcta a ter:



Para a próxima, já sabem... Identifiquem-nos!

Hasta!

PONY RIDE: um passatempo!

AVISO
O MOMENTO QUE SE SEGUE É DA EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DA
A.C.T.
ASSOCIAÇÃO CAVAL(H)EIROS DA TAESEAH


______________________________________________________________


  • Para todos aqueles que tinham dúvidas sobre o que fazer no próximo Tuna Camp...
  • Para aqueles que não sabiam quem montava os Póneis...
  • Para os que não têm PSP...
  • Para os Póneis...

E PARA TI TAMBÉM!



A A.C.T. - Associação de Caval(h)eiros da TAESEAH tem a honra de vos apresentar o verdadeiro PONY RIDE!!! Este é o único jogo que te ensina a montar Póneis e experenciar a Vida Campestre!



Quatro Póneis Amigáveis. . .

Monte o Pónei e galope através do campo e de volta ao seu Celeiro.
Lance os dados e siga as pegadas ao longo do Campo!
Cruze uma Ponte. . .
Salte um Obstáculo. . .
Apanhe um Atalho através do Pomar de Macieiras!
Seu Pónei parará ao longo da fuga para comer maçãs?
Seu Pónei parará para comer a grama?
SEU PÓNEI SERÁ O PRIMEIRO PÓNEI A VOLTAR AO CELEIRO E GANHAR O JOGO?



ENCOMENDE JÁ!

A vida secreta das Ponney...

Após muito pensar... e repensar sobre o artigo da Associação Ponney da TAESEAH, decidi investir um pouco do meu tempo a googlear... Procurava conhecer algo mais sobre a vida destes seres vivos... Pois foi então que encontrei o seguinte texto:


Os Póneis são cavalos em miniatura, habitantes da Hungria, fruto de uma experiência mal sucedida de criar um cavalo com cinco bundas. Descendentes dos unicórnios das zebras e das marmotas.

Os Póneis costumam ser montados por anões ou pelos duendes em uma de suas missões de roubar cuécas.

Até mesmo no mundo dos Póneis existe o bem e o mal… Os Póneis do Bem podem fazer de tudo até mesmo curar a hemorróida. Porém, os Póneis do Mal podem destruir florestas com apenas um prato de feijoada, e ao ver um Pónei desses só há uma coisa a fazer... chamar o Esquadrão Pónei o mais rápido possivel.

Existem relatos de pessoas que afirmam terem visto um Pónei alado, mas ainda não existem provas concretas que afirmem isso.

Um dos Póneis mais famosos do mundo de hoje é o Pónei Bisneto. Ele mora no interior do Nordeste Brasileiro e gosta muito de alegria e animação. O seu sonho sempre foi ser Emo, mas como não é humano preferiu seguir a carreira de Pónei e alcançar o estrelato com seu Hit:

"Pónei Bisneto, Pónei Bisneto, ele gosta de brincar, todos os dias..."

…e também com seu hit versão Emo…

"My emo Pony, ele gosta de chorar, todos os dias, com seus miguxos...".

Ele também é um fervoroso torcedor do Sport. Seu maior sonho é dirigir um ecosport, mas como é um animal, não pode. Por isso decidiu de vez seguir a carreira de Pónei de rodeio. Ele dá coices nos peões e sai balançando a cabeça (consequentemente balançando a crina) como um débil mental irracional, ou seja, do seu modo.

Ainda tem um irmão chamado Fergus e uma paixão, Flecha. Por esta ser compromissada e leal, decidiu partir para outra paixão: Maria José, carinhosamente conhecida como Mazé, grande cuscuzeira de nossos tempos.

Os Póneis costumam migrar para o Canadá quando chega o inverno. Lá costumam-se reunir com os alces e montar um acampamento cantando musicas gays. Ao cair da noite os Póneis juntam-se aos alces em sua cabana para fazer um bacanal durante todo o inverno, quando chega o verão eles voltam para a Hungria e retomam seus habitos heterosexuais.


Palavras para quê... Para os interessados, aqui fica o link do artigo:


sexta-feira, maio 02, 2008

Família Ponney comemora 1 ano

Com a chegada do ENEE aproxima-se também o aniversário da família Ponney.
Há mais ou menos 1 ano atrás 4 marias decidiram coabitar na mesma tenda por 1 semana (uma tenda da base note-se, bem melhor do que Maxwell de 9 dólas).
Com as imensas filas que as desgraçadas tinham de suportar para conseguir realizar as suas tarefas de autocuidado e higiene pessoal, o cansaço foi mais forte e fê-las desistir. Assim passou-se um dia e outro sem os tais cuidados de higiene, que nesse momento já não pareciam ser necessários (atenção: foram só 2 dias sem tomar banho, não vá haver confusões). No meio de conferências e tarefas domésticas (abrir a lata de atum e pôr as salsichas no grelhador dos vizinhos) eis que alguém pronuncia sábias palavras: “ Hei! ‘Tá um cheiro a ponney aqui dentro que não se suporta.” Resignadas, lá as 4 marias se dirigiram à imensa fila e esperaram, esperam, fartaram-se de esperar….até que aconteceu! O cheiro saiu mas o espírito ponney permaneceu dentro de cada uma delas.





Família ponney: há 1 ano ao serviço da TAESEAH.

Olé Tunas - Recordar as primeiras edições...


Num daqueles dias em que não apetece fazer nada, encontrei na Web uma reportagem feita pela Via Oceânica sobre o Olé Tunas... fotos e mais fotos sobre a 1ª, 2ª e a preparação da terceira edição do Festival... Aproveitem para ver o que a malta penou para construir o Bungalow TAESEAH... Aqui ficam os links:

I Olé Tunas (2003)

II Olé Tunas (2004)

Bungalow (2004)

Quando se trabalha suja-se... quando se suja... limpa-se! (2004)

Silêncio que se vai ensaiar a TUNA! (2004)

Enfermeiro Miguel também ajudou... (2004)

Cansaditos... pa casa javardar! (2004)

Vejam só... todos fardaditos! (2004)

Convivio (2004)

Tunas - Entrega de Prêmios - 2005

Tunas em actuação no Teatro Angrense 2005


PS: Não sei porque aparecem aquelas fotos do semi-rígido no I Olé Tunas... Talvez algum convidado especial...

Hasta!