quinta-feira, maio 15, 2008

Reflexão Pessoal

Este é o momento de reflexão necessário antes de mais um National Tour (como diziam os antigos) ou, simplesmente, a ida a Portugal Continental, ao Enee, enfim... aquilo para qual trabalhamos todo(s) o(s) ano(s) com muito empenho e espírito de sacrifício.

A temporada da Tuna, como eu gosto de dizer, é dividida em fases, diferentes entre si, consoante o que pretende fazer... Os primeiros meses são de inovação musical, tentando-se criar algo mais de novo, diferente, belo... enfim, algo TAESEAH! Depois, temos o nosso Olé Tunas, com toda a responsabilidade que daí advém. O Povo Açoreano é conhecido por receber bem os seus convidados e, a Tuna também deve ser assim!

Ainda há tempo para os jantares de Tuna e para o nosso Tuna Camp, o momento oportuno de convívio e fortalecimento dos laços que devem unir o grupo... Como também prezo em dizer, não é preciso serem todos "amigos do peito" uns dos outros.... basta que se respeitem e contribuam de forma positiva para o crescimento da Tuna enquanto Grupo.

A Tuna é isso mesmo: a união do Grupo em torno de vários objectivos comuns!

Lembro-me da primeira vez que a Tuna foi a Portugal Continental... Maio de 2001 (já lá vão uns anos... O Dutra era Caloiro (!?). Nesse ano, a TAESEAH criou um objectivo, planeou-o e tentou executá-lo da melhor forma... Resultado: estivemos no ENEE pela primeira vez e fizemos uma actuação honesta mas, muito personalizada. Para sempre, hei-de lembrar aquele público que, durante a nossa actuação, não cansou de gritar bem alto "AÇORES! AÇORES!" (com excepção de uma pequena minoria que chamavam pelo nome do Estevão...lol!). Foi a primeira vez que tivemos um público assim... Felizmente, não foi a última!

Mas, este objectivo que a TAESEAH deliniou foi o início de muitas coisas boas...

- As digressões pelas Ilhas Açoreanas, que começaram no ano seguinte;
- A continuidade da presença da TAESEAH no ENEE, tendo inclusivamente já conquistado o Prémio de Melhor Tuna de Enfermagem;
- A presença em programas da RTP (como diria o Estevão, afinal tivemos tempo...)
- A participação em Encontros e Festivais de Tunas, por esse país fora...

Outro momento fundamental da vida da TAESEAH ocorreu em 2004... A nossa actuação no VI Apocaliscspiano é considerada como provavelmente, a melhor de sempre! Porquê? Não sei... acho apenas que foi perfeita! O Espírito estava lá em força... E, com o acréscimo de ter sido a primeira actuação em Lisboa, num Magnífico Encontro de Tunas organizado pela grande Magna Tuna Apocaliscspiana!

Desde então que todos os anos rezamos que as datas coincidam, para que o regresso àquele Encontro de Tunas ocorra uma vez mais. (MTA - O Convite para virem à Ilha Terceira está mantido até a Vossa Tuna nos honrar com a vossa presença em Terras Açoreanas!) Além do mais, foi nesse Encontro que conhecemos muitas Tunas de Lisboa que, posteriormente nos honraram com a sua presença no nosso Olé Tunas...~

Quanto ao nosso Olé Tunas... Ainda me lembro da cara que a "Minha Presidente" Sónia Garcia fez quando lhe contei qual era a minha ideia....
- Tu és maluco! - dizia ela.
No entanto, com muito trabalho, sacrifício e entreajuda de todos, o Olé Tunas nasceu (Xana, a menina que leu o texto de abertura...) e cresceu... A edição deste ano foi considerada a melhor de sempre e, o desafio para o próximo ano é imenso! Mas, como sempre, a TAESEAH aqui estará para dar o melhor de si!
Agora, que estamos perante um dos momentos altos da nossa temporada, a reflexão que todos nós devemos fazer é:
Será que atingi os objectivos a que me propús?
Afinal, todos nós estamos neste projecto porque gostamos dele. Também queremos que o grupo seja unido e assim continue. Daí que, a responsabilização de cada um seja importante! Ao reflectirmos sobre isto, mais facilmente cada um de nós poderá encontrar as melhores estratégias para alterar e/ou melhorar os aspectos menos positivos de cada um de nós. Deve ser assim individualmente, em grupo, enfim... na nossa vida toda!
E é esta capacidade de criar objectivos mensuráveis, planear estratégias adequadas, mobilizar os recursos necessiários, adaptar os recursos existentes ou mesmo, inventar recursos...(lembro-me claramente do Bungalow e das custaneiras...) e, no fim, ser capaz de avaliar a nossa prestação de forma a melhorar no momento seguinte... Enfim, é tudo isto que temos a oportunidade de desenvolver aqui no grupo TAESEAH! (Qualquer dia, a Direcção da Tuna ainda vai dar umas aulas na Escola de Enfermagem, sobre planeamento, execução e avaliação de eventos...quem sabe?)
Esta é apenas uma pequena contribuição minha, Tunossauro (ou lá o que isso é!) para aquele momento sempre importante de reflexão do grupo TAESEAH e, de cada um de nós individualmente. Certamente que a Tuna sairá mais forte desta reflexão.
E pronto, já são 5 da manhã aqui em Lisboa... faltam 10 dias para o ENEE.. O National Tour 2008 vem já aí!


Bem vindos a bordo de mais uma Odisseia!

Espero por vós!
Pó C...

2 comentários:

Xico Nassa disse...

vamos entrar nesta odisseia... e seja o k a TAESEAH kiser..

Anónimo disse...

reflexão mto reflexiva... mui bien capuyo