Historial e Prémios

No princípio, Baco criou os céus e a terra. A terra era seca e árida. As trevas cobriam o abismo, e o espírito de Baco movia-se sobre a paisagem inóspita.
Baco disse: “Chame-se a EDA e faça-se luz nos céus para diferenciar o dia da noite e servirem de sinais determinando as estações, os dias e os anos. Servirá também de luz no firmamento dos céus para iluminar a terra”. E assim aconteceu.
Baco a seguir, disse: “Façamos o homem à nossa imagem, e à nossa semelhança, para que domine sobre os chernes, as abróteas, as lapas, os pardais, os golfinhos, os tubarões, as gayvotas, os cagarros, os ratos, os murganhos, as murganhas, as vacas, os touros, as baratas, as melgas e todos os outros animais domésticos que proliferam sobre a terra. Abençoando-os, Baco disse-lhes: “Crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a terra”.
Por fim, Baco ordenou: “ Juntai-vos e criai uma Tuna”!!!
E assim nasceu a TAESEAH
Segundo os relatos bíblicos, a primeira actuação desta Tuna A.C. ocorreu no dia em que Baco destilou pela primeira vez a cerveja preta.
Durante a Antiguidade, foram diversas as actuações desta ancestral tuna, nomeadamente, aquando da elevação de Cleópatra e de César Augusto a imperadores dos respectivos impérios Egípcio e Romano, existindo também referências a actuações nas cortes de Carlos Magno, Atila o Huno, Otero, Calígula, Dinastia Ming e Bisâncio.  
Outros grandes nomes da história mundial foram também presenteados com a actuação desta tuna, que é considerada como uma das 7 maravilhas do mundo antigo. São os casos de Alexandre o Grande, D. Afonso Henriques, o Infante D. Henrique, o Rei Artur juntamente com os Cavaleiros da sua Ordem, e Napoleão Bonaparte. 
De salientar será também as actuações aquando da chegada de Vasco da Gama à Índia, de Cristóvão Colombo ao Novo Mundo, Fernão de Magalhães aquando da chegada após a primeira circum-navegação e de Diogo de Silves após a descoberta do arquipélago dos Açores… denominado dessa forma devido ao grande número de milhafres (!?) que voavam por aquelas paragens...
Falando agora da nossa história mais recente, e deixando os nossos feitos do passado, podemos referir que actualmente, fazem parte desta tuna 50 elementos de ambos os sexos (para contentar a todos) de todos os recantos de Portugal, desde o arquipélago Açoriano até ao Madeirense, bem como de Faro a Monção, daí a nossa diversidade musical.  
A música, a amizade, a “bubída” e a “comuída” estão sempre presentes no(s) seio(s) desta Tuna e o Espírito… sim, o Espírito impera e orienta a TAESEAH no oceano tormentoso que banha este arquipélago. 

Nos últimos anos resolvemos espalhar o Espírito por todo o Portugal… inúmeras actuações por todo o Portugal Continental e Insular... e, claro, a organização do nosso "OLÉ TUNAS" - Festival de Tunas Académicas da Ilha Terceira... que vai já na sua oitava  edição (... a nona é já em Março de 2011!!!) com 33 tunas e mobilizando cerca de 1200 jovens de todo o País, que já passaram pela nossa bela Cidade Património Mundial... 

Ao longo dos seus quase 18 anos de existência a TAESEAH, tem dado grandes passos, destes passos destacam-se três idas à RTP1 (“Praça da Alegria” (2003 e 2007) e “Portugal no Coração” (2004)), várias actuações na RTP Açores, 8 presenças no Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem a Portugal Continental entre os anos 2000 e 2010, tendo inclusivamente já conquistado o prémio de Melhor Tuna de Enfermagem do país. Destacamos também a ida a três Festivais de Tunas: Beja, Viseu e Leiria, para além de actuações em diversas localidades (Lisboa, Porto, Penafiel, Paredes, Ovar, Viseu, Beja, Vila Nova de Milfontes, Grândola, …) e ilhas dos Açores (São Miguel, Corvo, Flores, S. Jorge, Faial e Pico) por onde já passámos.
Vivemos cada dia que passa com todo o Espírito Académico que tão bem nos caracteriza e festejamos sempre até não poder mais… Este é o nosso modo estar na vida…
Eternamente… a TAESEAH

PS: Baco diz: “É O ESPÍRITO!!!”

PRÉMIOS