quinta-feira, março 05, 2009

AO OLÉ TUNAS

Á TAESEAH, tuna minha do coração, que já conta com 16 anos de longa sabedoria, um universo de actuações, muitos elementos que por ela passaram, muitos encontros, festivais e essencialmente a experiência de sete OLÉ TUNAS.
O festival começou com alguma inexperiência e dificuldade, mas foi com o passar dos anos que fomos evoluindo e melhorando, no entanto há sempre coisas que não estão ao nosso alcance como a vinda das tunas para a Terceira.
Como todos sabem o nosso país está muito doente, e nem como enfermeiros nem médicos, nem o nosso engenheiro consegue salvar-nos da crise, portanto torna-se difícil conseguir tunas para se deslocarem ao arquipélago açoriano.
Cabe a cada um arranjar formas para superar a crise e muitos fazem-no de forma que se desconhece.
Deste modo, nem todos os anos conseguimos que tunas nobremente conhecidas se consigam deslocar ao nosso OLÉ TUNAS, pois a verba não dá para pagar os custos de uma grande viagem, e é por esta razão que este ano contamos apenas com três tunas de território continental, que representaram orgulhosamente a sua tuna e a música tocada por eles e só por isso tem todo o mérito e não devem de ser criticadas por subir ao palco e actuar, antes pelo contrário.
Este ano tivemos a presença a concurso de duas tunas da nossa Ilha…. Há algum problema nisso???? Parece que incomodou muita gente…
Muitos parabéns SONS DO MAR e NEPTUNA, pois não tiveram medo de subir ao palco e enfrentar um festival e os olhares sempre críticos de quem por cá anda.
Contamos também com a “estreia” da REAL EXTUDANTINA no festival, que apesar de ser um festival de tunas mistas não ouve problema absolutamente nenhum em que uma tuna masculina participasse no OLÉ TUNAS.
Quanto aos prémios, todos nós sabemos criticar mas tudo tem uma fundamentação e se alguém está preocupado com a atribuição dos mesmos pode sempre colocar a dúvida à TAESEAH, porque esta saberá fundamentar a atribuição. No entanto, deixarei para alguém explicar, porque não estive presente nas actuações, encontro-me no continente e não vi, nem ouvi actuações de ninguém.
Felizmente sei o que é organizar um festival, e sei as dificuldades que se encontra na sua organização e mais acentuadas são quando é um festival que se realiza nas Ilhas, por isso dou valor a toda esta organização do VII OLÉ TUNAS, que cumpriu os objectivos apesar dos obstáculos.

PARABÉNS TAESEAH e às tunas que participaram…

Orgulhosamente faço parte da TAESEAH, continuação de bom trabalho, com muitas saudades…..

2 comentários:

CD disse...

Esta miuda a falar, ou escrever, é sempre em grande..
Parabéns TAESEAH por mais um Olé..
bjos e abraços

Mica Santos disse...

Quem fala assim não é gago... lol!

Mas porque é que as pessoas não se metem na sua vida?

Paciencia!