domingo, fevereiro 20, 2011

Insularidade, a quanto nos obrigas


Como é já do vosso conhecimento, a TAESEAH vive naquela ilha da festa e das touradas. Independentemente de ser uma ilha onde nos aproximamos, onde nos juntamos por todas as razões possíveis, não deixa de ser uma ilha. Rodeada de mar. Monopolizada por companhias aéreas.
Apesar disso, consegue, assim muito de vez em quando, ir aqui ou acolá, desbravando mares e terras lusas, em comboios rápidos, cheios de malas, tendas, holandesas, ressacados, destrambulhados, esquecidos e instrumentos partidos ou por partir.
Com isto quero dizer que é difícil de nos mobilizarmos de forma a participar em todos os festivais de tuna para os quais fomos convidados. Ainda assim, queremos agradecer aqueles que nos vão, insistentemente, convidando, ano após ano, tentativa após tentativa. Recebendo um "não" lamentado e triste por parte destes que pouco podem fazer para ir tão longe por tão pouco.

É por isso que deixo aqui alguns dos festivais para os quais fomos convidados entre 2010 e 2011 e aos quais tivemos, ou teremos, de faltar.


IX Fitumis (Instituna) - O único ainda em negociações, porque vai decorrer a 28 e 29 de Maio (paralelamente ao ENEE).



II Tageano (TAGES) - Ocorrerá no dia 16 de Abril em Santarém (2 dias antes das férias da Páscoa)



XII fESTA (ESTATUNA) - Decorre nos dias 6, 7 e 8 de Maio próximo. (cartaz da edição passada)





I Inventio (TAUA) - Passou-se no dia 11 de Dezembro passado




IV Tunan'TE (TE) - Aconteceu no dia 4 de Dezembro passado




VIII Badaladas (Quantunna) - Março de 2010


Entre estes, haveriam outros. Importa salientar que todas as tunas organizadoras lembram-se da TAESEAH. E nós lembramo-nos delas.

Sucesso em todos os festivais e votos de continuidade*


(Olé a 18 dias!)



sábado, fevereiro 12, 2011

O mal-falar


No seguimento do que se passa por este mundo minúsculo, onde os ouvidos são grandes mas as línguas, essas nem cabem na boca, resolvi postar sobre o assunto d' "O mal-falar". Sim, é decerto uma "quase" nomeada Arte. Há quem o saiba fazer tão eloquentemente bem e de forma a que muito poucos o consigam entender, e há quem o saiba fazer tão horrorosamente mal, de novo, de forma a que muito poucos o consigam suportar, mas que toda a massa comum entende. E isto, isto é Arte.

A verdade é que quando falamos mal de alguém/algo, admitindo aos 7 ventos o seu incómodo, estamos, na realidade, a dar-lhes uma importância nas nossas vidas, por inveja, insegurança e muita imaturidade para trabalhar os relacionamentos e interacções com os outros. E nós, caso ainda não tenham reparado, não vivemos sozinhos. O nosso umbigo, apesar de ser redondo, salvo patologia, não limita o mundo. A não ser que sejamos muitíssimo limitados, mas isso é já outra conversa - mais básica, entenda-se.

Encher a linguiça com falsidade, maldade e inutilidade, é convencer-se de fazer uma coisa com uma verdade, bondade e utilidade que saberá muito mal. Olha, como a areia nos olhos.

Não sou apologista de sermos todos amigos. Não suporto muito boa gente, e adoro muito má gente. É da maneira que durmo melhor.

No entanto, sei bem que não dormimos todos para o mesmo lado. Por isso, quero apelar, se não à decência, porque essa, coitada, anda esquecida e apagada do mundo, mas ao menos que à racionalidade e, quiçá, humildade (quanto a esta procurem-na no dicionário online, ajuda bastante!).

Que todos saibamos o nosso lugar, que todos saibamos, pelo menos, o NOSSO NOME, e que todos saibamos que o nosso lugar e o nosso nome devem ser preservados numa tríade de Ouvir, Ver e Falar bem. Só assim nos entendemos.

Quanto aos restantes que já entendem a mensagem, muita perseverança e resiliência. Não caiam nesse abismo que é a "quase" Arte d' "O mal-falar".

Abaixo deixo-vos um texto elucidativo à temática em questão.

Cathy*


"Quando ouvimos alguém dizer qualquer coisa desprimorosa a nosso respeito, lembramo-nos logo das noventa e nove vezes em que reprimimos o desejo de exprimir, sobre esse alguém, a crítica que consideravámos justa e merecida, e esquecemo-nos da centésima vez em que, num momento de desatenção, afirmámos a respeito dele o que julgavámos ser a verdade. Esta é a recompensa, perguntará a si próprio, de toda a minha longa indulgência? O problema, visto do lado oposto, apresenta-se de uma forma diferente: ele nada sabe das noventa e nove vezes em que o leitor se calou, conhece apenas a centésima vez em que falou."

Bertrand Russell, in "A Conquista da Felicidade"



TAESEAH já é ASSOCIAÇÃO!!!


É verdade! Não é só (boa) publicidade!

Dia 2 de Fevereiro de 2011 marcará o resto das vidas taésicas, como dia em que a TAESEAH se oficializa enquanto instituição legal: Associação!

Agradecemos a todos aqueles que tornaram este momento possível, uns por esfolarem a sola dos sapatos e a paciência, outros pelo apoio moral!

Um bem haja a todos aqueles que conseguirem partilhar esta alegria connosco!!

Juntamos este momento ao que se avizinha, ao qual ninguém poderá tirar o seu marco histórico na vida académica desta ilha: IX Olé Tunas!

quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Dicionário de Terceirense para as Tunas do IX Olé


Apróxima-se o Olé e encontrei este dicionário de terceirense no facebook Aqui fica para as tunas do continente se orientarem...